Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Com muita alegria.


Hoje pela manhã, ao raiar o dia, abri minha caixa de correios e encontrei um pacote de Erva Mate. Foi com muita alegria que o recebi, pois a casa onde moro foi o deposito de Mate, do Rei do Mate, o senhor Luís Guimarães. Mate como todos sabem, também conhecido como chá paraguaio é uma erva nativa com a qual nós sul-americanos produzimos o chimarrão. Luís Guimarães foi grande industrial do Mate com barbaquás espalhados por todo o estado, e foi merecedor de vários prêmios internacionais. Numa dessas premiações, na França, ele havia ganho tanto dinheiro que mandou copiar uma ala de um castelo francês e o construiu aqui no Batel. O famoso Castelo do Batel é obra dele e não de Moisés Lupion como muitos dizem. Luís Guimarães era filho de Luís Xavier, um dos primeiros presidentes da Província do Paraná. Seu depósito ficava na chácara do senhor Joaquim Xavier de Miranda. Hoje centro da cidade.
Dadas essas noticias históricas, quero dizer que o Mate trouxe muita prosperidade ao Paraná, e o cultivo dessa árvore tipica garantiu por muitos anos a saúde ambiental do Paraná.
O retorno da comercialização do Mate em larga escala, vindas de Porto Vitória e seu cultivo e consumo no estado me enche de alegria e esperança, eis ai uma riqueza não transgênica (cuja genética e patente não foi apropriada por algum sistema estrangeiro, assim como o milho indígena) e pode alavancar alguma liberdade para nosso estado.
G23.












Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.