Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O golfo de ADEN,

Os árabes ficam irritados porque nós brasileiros desconhecemos os rudimento de sua história. Os judeus exultam, pois não lhes interessa que nós brasileiros nos preocupemos com a história árabe. De fato, a região ocupada pelos povos árabes é , e tem uma história bem complexa.
Desde as primeiras navegações pelo Mar Vermelho, possivelmente ao tempo do faraó Necao II, que 1200 anos antes dos portugueses deu a volta na África navegando, o porto de Aden era visitado. O porto é ideal como ancoradouro para pequenos e grandes barcos. Por ali passou a frota de Alexandre o grande, e durante o  romano império Bizantino, Aden foi grande e poderosa. Formada por duas penínsulas, ao sul da península Árabica , construída dentro da boca de um vulcão extinto, cujas bordas serviam de muralha, a cidade servia ao transito das riquezas da China e Índia, da Indonésia e da África. Vejam leitores que o transito de negros por aqui era muito grande, e também de judeus, além é claro dos árabes. Adem é uma especie de Gibraltar ( nome árabe) na boca do Mediterrâneo, todavia Aden esta na boca do Mar Vermelho.
Com o fomento da navegação portuguesas e espanholas, evitando-se a navegação pelo Mar Vermelho, por diversos motivos, um deles porque ainda não existia o Cana de Suez, ligando esse mar ao Mediterrâneo; Aden perdeu prestigio.
Mas veio a era do petróleo, as desérticas regiões árabes, estavam cheias de petróleo, e pelo porto de Aden, circulava todo o petróleo que a Europa não tinha, e necessitava. No seculo XIX, instruída pelos judeus ingleses, a Inglaterra conquista muitas colonias, e seu império, ia do Egito ao extremo sul da África, Índia, Birmânia, e o sul da Península Arábica, e com ela Aden. A Companhia das Índias Orientais, que já vimos em outro texto era formada pelo capital judeu, fosse ela na França, na Holanda, ou na Inglaterra, e que alias trouxe Maurício de Naçau durante a invasão holandesa ao Brasil, tomou Aden para os ingleses. Entre 1857 e 1888 os ingleses se apoderam, por força, diplomacia ou compra, todo o entorno do Porto de Aden, consolidando-se às portas do Mar Vermelho.Estava assim controlado o transporte de petróleo entre as jazidas do golfo Pérsico e o canal de Suez. Por mais de um seculo Aden pertenceu aos ingleses. Sua população judia era enorme, e a cidade era a plataforma de negócios entre a Inglaterra e o Oriente Médio. Com a evolução dos negócios no mundo, e as Guerras Mundiais, a Inglaterra teve que abrir mão de muitas colonias árabes, como os sultanatos e emirados das costas meridionais da Península Arábica.
Mas a Inglaterra não saiu do território e nem deixou de exercer sua gerencia comercial. om a criação do estado de Israel em 1948 os judeus, tinham agora nova plataforma de negócios e abandonaram Aden, como nos fazem crer. Em 1967 a Federação da Arabia do Sul, conquista Aden que se torna sua capital, porem os ingleses permaneceram na ilha de Perin que protege a saída do Mar Vermelho. Mesmo assim, desde então a Gran Bretanha tem acordos militares com os Emires e Sultãos que prevê a defesa mutua. A Península Árabe do Sul fás fronteira com os Emirados Árabes, como u Iêmen e com Oman e Mascate que ainda pertencem a Gran-Bretanha. Então começamos a compreender o por que Israel foi protetorado Inglês.

Eu não encontrei dados recentes, mas a Refinaria de Aden, construída pela BP, na década de 90 do século passado processava  cinco milhões de toneladas de petróleo por ano. Quem ficava com esse produto e seus benefícios.





Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.